×

Tudo sobre: Honda S2000

Honda S2000 2007

Tudo sobre: Honda S2000

A Honda produziu o carro esportivo de dois lugares com motor dianteiro-central e tração traseira, conhecido como Honda S2000, de 1999 a 2009. O lançamento do carro ocorreu para celebrar o 50º aniversário da Honda e reforçar seus valores como marca, que incluem confiabilidade, vanguarda tecnológica, capacidade técnica, história e design. O nome do S2000 é uma homenagem aos primeiros carros criados pela Honda, que também tinham nomes iniciados com S seguidos da capacidade cúbica do motor. Por exemplo, o S500 de 1963, o primeiro automóvel Honda, tinha um motor de 0,5 litros já  S2000, lançado em 1999 para celebrar os 50 anos da Honda, tinha um motor de 2 litros.

Motores

O S2000 teve duas versões de motor ao longo da sua produção: o F20C e o F22C1. Ambos eram motores de quatro cilindros em linha, com duplo comando de válvulas e sistema VTEC, que variava o tempo e a abertura das válvulas de acordo com a rotação do motor. O F20C era o motor original do S2000, com 2.0 litros de cilindrada e 240 cv de potência. Ele tinha uma rotação máxima de 9.000 rpm e um torque de 208 Nm a 7.500 rpm.

O F20C era usado nos modelos destinados ao mercado japonês, europeu e norte-americano até 2003. A partir de 2004, o mercado norte-americano recebeu o F22C1, um motor com 2.2 litros de cilindrada e a mesma potência do F20C, mas com um torque maior de 220 Nm a 6.800 rpm. O F22C1 tinha uma rotação máxima de 8.000 rpm e era mais adequado ao gosto dos americanos por carros com mais força em baixas rotações. O mercado japonês e europeu continuou com o F20C até o fim da produção do S2000 em 2009.

Especificações dos motores

Os motores F20C e F22C1 são os dois tipos de motor que equiparam o Honda S2000. Ambos são motores de quatro cilindros em linha, com duplo comando de válvulas e sistema VTEC. O F20C tem uma cilindrada de 1997 cm³ e uma potência de 240 cv. O seu torque é de 208 Nm e a sua rotação máxima é de 9.000 rpm. O F22C1 tem uma cilindrada de 2157 cm³ e uma potência de 240 cv. O seu torque é de 220 Nm e a sua rotação máxima é de 8.000 rpm.

Motor F22C1 de um Honda S2000

Motor F22C1 de um Honda S2000

Leia também: Motor 1.0, aspirado, a diesel: aprenda mais sobre motores

Preços de um Honda S2000 hoje

O Honda S2000 é um carro raro e cobiçado pelos fãs de esportivos, especialmente os que apreciam a alta rotação e o prazer de dirigir. Por isso, o seu preço pode variar bastante de acordo com o estado de conservação, a quilometragem, o ano de fabricação e o mercado. Segundo a Tabela Fipe do site Webmotors, o preço médio de um Honda S2000 no Brasil em junho de 2021 era de R$ 180.000,00. Porém, esse valor pode ser maior ou menor dependendo da oferta e da procura. Nos Estados Unidos, o preço médio de um Honda S2000 em junho de 2021 era de US$ 28.900,00, de acordo com o site CarGurus. Na Europa, o preço médio de um Honda S2000 em junho de 2021 era de € 23.900,00, de acordo com o site AutoScout24.

Honda S2000 de Suki do filme + Velozes, + Furiosos

Honda S2000 de Suki do filme + Velozes, + Furiosos

Presença na cultura pop

O S2000 é um carro que marcou presença na cultura pop, principalmente nos filmes, nos videogames e nas revistas especializadas. Um dos exemplos mais famosos é o filme Velozes e Furiosos, de 2001, em que a personagem Mia Toretto, interpretada por Jordana Brewster, dirige um Honda S2000 vermelho. Outro exemplo é o filme 2 Fast 2 Furious, de 2003, em que a personagem Suki, interpretada por Devon Aoki, dirige um Honda S2000 rosa. Nos videogames, o Honda S2000 aparece em vários jogos de corrida, como Gran Turismo, Forza Motorsport, Need for Speed e Asphalt. Nas revistas especializadas, o Honda S2000 recebeu vários elogios e prêmios, como o de Carro do Ano da revista Top Gear em 2000, o de Melhor Carro Esportivo da revista Car and Driver em 2000 e 2001, e o de Melhor Carro Importado da revista Motor Trend em 2000.

Uma curiosidade única dele

Uma curiosidade única do Honda S2000 é que ele foi projetado por Shigeru Uehara, o mesmo engenheiro que criou o lendário Honda NSX, o superesportivo que teve a colaboração de Ayrton Senna. Uehara quis fazer do S2000 um carro que combinasse a performance de um carro de corrida com a diversão de um roadster. Ele se inspirou no primeiro carro de Fórmula 1 da Honda, o RA270 de 1963, e no Caterham Seven, um roadster inglês de baixo peso e alta potência. Uehara também foi responsável por outros projetos da Honda, como o Prelude, o Integra Type R e o Civic Type R. Ele se aposentou em 2007, após 35 anos de carreira na Honda.

1 comment

Post Comment