×

O que é o NOx que aparece nos filmes de Velozes e Furiosos?

O que é o NOx que aparece nos filmes de Velozes e Furiosos?

Se você é fã da saga de Velozes e Furiosos, provavelmente já viu os personagens usarem um botão mágico que faz seus carros acelerarem muito mais rápido do que o normal. Esse botão aciona o sistema de óxido nitroso, ou NOx, que é uma forma de aumentar o desempenho dos motores a combustão.

Mas como funciona o NOx? E quais são os riscos e benefícios de usá-lo? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse componente que dá um toque de adrenalina aos filmes de ação.

O que é o NOx?

O NOx é uma mistura de gases que contém óxido nítrico (NO) e dióxido de nitrogênio (NO2). Esses gases são formados pela reação do nitrogênio e do oxigênio presentes no ar sob altas temperaturas e pressões, como as que ocorrem nos motores a combustão.

O gás é usado como um aditivo para aumentar a potência dos motores, pois ele permite que mais combustível seja queimado na câmara de combustão. Isso acontece porque o NOx se decompõe em nitrogênio e oxigênio quando entra em contato com o calor do motor, fornecendo mais oxigênio para a combustão.

Leia também: Toyota suspende remessas após descobrir falhas de segurança

O resultado é um aumento da pressão e da temperatura na câmara, o que gera mais força no pistão e, consequentemente, mais torque e velocidade no eixo. O efeito do NOx é temporário, pois ele se esgota rapidamente e precisa ser reposto em um cilindro externo.

Como o NOx é usado nos filmes de Velozes e Furiosos?

Nos filmes de Velozes e Furiosos, o NOx é usado como um recurso para dar mais emoção às cenas de corrida e perseguição. Os personagens costumam acionar o botão do NOx quando precisam de um impulso extra para ultrapassar os adversários, escapar dos inimigos ou realizar manobras arriscadas.

O NOx é mostrado como um líquido azul que é injetado no motor através de um tubo. Quando o botão é apertado, o líquido se transforma em gás e entra na câmara de combustão, causando uma explosão de potência. O efeito é acompanhado de um som característico e de uma fumaça branca que sai do escapamento.

Leia também: Conheça os 5 carros mais caros do mundo em 2024

O NOx é um elemento recorrente na saga, aparecendo desde o primeiro filme, lançado em 2001, até o décimo, que foi aos cinemas em 2023. Alguns exemplos de cenas em que o NOx é usado são:

  • No primeiro filme, Brian O’Conner (Paul Walker) usa o gás para tentar vencer Dominic Toretto (Vin Diesel) em uma corrida de rua, mas acaba danificando seu carro.
  • No segundo filme, Brian e Roman Pearce (Tyrese Gibson) usam o NOx para fugir da polícia e dos capangas de Carter Verone (Cole Hauser), um traficante que eles estão investigando.
  • No quarto filme, Dominic e Brian usam o NOx para roubar um caminhão de combustível na República Dominicana e para invadir o esconderijo de Arturo Braga (John Ortiz), um traficante que matou a namorada de Dominic, Letty (Michelle Rodriguez).
  • No quinto filme, Dominic e sua equipe usam o gás para arrastar um cofre gigante pelas ruas do Rio de Janeiro, enquanto são perseguidos pelo agente Luke Hobbs (Dwayne Johnson).
  • No sexto filme, Dominic e sua equipe usam o NOx para derrubar um avião em uma pista de pouso, enquanto enfrentam Owen Shaw (Luke Evans) e sua gangue.
  • No sétimo filme, Dominic e sua equipe usam o NOx para saltar de um prédio para outro em Abu Dhabi, enquanto fogem de Deckard Shaw (Jason Statham), o irmão de Owen Shaw que quer se vingar deles.
  • No oitavo filme, Dominic usa o NOx para escapar de uma armadilha de Cipher (Charlize Theron), uma hacker que o chantageia para trabalhar para ela.
  • No nono filme, Dominic e sua equipe usam o NOx para lançar um carro no espaço, para impedir que Cipher ative um satélite que pode destruir o mundo.
  • No décimo filme, Dominic e sua equipe usam o NOx para enfrentar Dante Reyes (Jason Momoa), o filho de Hernan Reyes, um traficante que eles mataram no quinto filme.

Quais são os riscos e benefícios?

O uso do NOx nos filmes de Velozes e Furiosos é exagerado e não reflete a realidade. Na vida real, o NOx tem vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas antes de aplicá-lo em um veículo.

Entre os benefícios, podemos citar:

  • Aumento da potência e da performance do motor, que pode chegar a 50% ou mais, dependendo da quantidade e da qualidade do gás usado.
  • Redução do consumo de combustível, pois permite que o motor funcione com uma mistura mais pobre, ou seja, com menos combustível e mais ar.
  • Melhoria da eficiência do motor, pois reduz a temperatura de ignição do combustível, o que diminui as perdas de calor e aumenta a taxa de compressão.
Efeito do NOx em um carro do filme

Efeito do NOx em um carro do filme

Entre os riscos, podemos citar:

  • Danos ao motor, pois aumenta a pressão e a temperatura na câmara de combustão, o que pode causar detonação, pré-ignição, queima de válvulas, quebra de pistões, rachaduras no bloco, entre outros problemas.
  • Riscos à saúde, pois é um gás tóxico e corrosivo, que pode causar irritação nos olhos, na pele, nas vias respiratórias e no sistema nervoso, além de contribuir para a formação de chuva ácida e de smog, que são prejudiciais ao meio ambiente e à saúde humana.
  • Riscos à segurança, pois é um gás inflamável e explosivo, que pode causar incêndios e acidentes se for manuseado ou armazenado de forma inadequada.

Portanto, o NOx é um gás que pode trazer benefícios e riscos para os veículos e para as pessoas que os usam. O seu uso requer cuidados e conhecimentos técnicos, e não deve ser feito de forma irresponsável ou ilegal.

O NOx é um dos elementos que tornam os filmes de Velozes e Furiosos mais divertidos e emocionantes, mas não deve ser confundido com a realidade. Lembre-se de que os filmes são ficção e que esse gás é perigoso, que deve ser usado com moderação e responsabilidade.

Siga o Mundo Motorizado nas redes sociais: https://linktr.ee/sitemundomotorizado
Instagram: https://www.instagram.com/sitemundomotorizado/
Facebook: https://www.facebook.com/profile.php?id=61555939083743
Tiktok: https://www.tiktok.com/@sitemundomotorizado?lang=pt-br
Canal no Telegram com as últimas notícias: https://t.me/sitemundomotorizado

1 comment

Post Comment