×

Mercedes Vision AVTR: o carro do futuro inspirado em Avatar

Mercedes Vision AVTR: o carro do futuro inspirado em Avatar

O Mercedes Vision AVTR é um carro-conceito que antecipa as tecnologias do futuro, como a interação entre humanos, máquinas e natureza. O projeto é fruto de uma parceria entre a Mercedes-Benz e a produtora de James Cameron, diretor de Titanic e Avatar, dois dos maiores sucessos de bilheteria do cinema.

Um carro que se conecta com o motorista e o ambiente

O nome AVTR significa Advanced Vehicle Transformation, uma referência à ideia de fusão entre o homem e o veículo, assim como no filme Avatar. O carro não tem volante, pedais ou painel. Em vez disso, ele reconhece o motorista por meio de um sensor biométrico na parte central do console. Ao tocar nesse sensor, o carro se liga e se adapta às preferências do usuário.

Interior do Mercedes-Benz Vison AVTR. <yoastmark class=

O carro também se comunica com o ambiente externo, usando luzes e sons para transmitir informações e emoções. As rodas podem girar em até 30 graus, permitindo que o carro se mova de lado, como um caranguejo. A traseira do carro tem 33 escamas móveis, chamadas de bions, que funcionam como painéis solares e geram energia para o veículo.

Um carro que respeita o meio ambiente

O Mercedes Vision AVTR é totalmente elétrico e autônomo, ou seja, não usa combustíveis fósseis e não precisa de um motorista humano. A bateria do carro tem uma capacidade de 110 kWh e usa uma tecnologia com células orgânicas de grafeno, que são recicláveis e não dependem de minerais e metais raros.

Leia também: As tendências e novidades do mercado JDM

O carro também tem uma pegada ecológica mínima, pois usa materiais sustentáveis e reciclados em sua construção. Uma espuma vegana, que imita o couro e é feita de fibras de folhas de abacaxi, constitui os bancos. O assoalho é feito de Karuun, uma madeira cultivada em florestas sustentáveis na Indonésia.

Um carro que antecipa o futuro

O Mercedes Vision AVTR foi apresentado pela primeira vez em janeiro de 2020, na feira de tecnologia CES, em Las Vegas, nos Estados Unidos. Desde então, o carro tem chamado a atenção do público e da mídia por seu design futurista e suas inovações tecnológicas.

James Cameron, diretor de 'Avatar', participou de lançamento do Mercedes-Benz Vision AVTR — Foto: Divulgação

James Cameron, diretor de ‘Avatar’, participou de lançamento do Mercedes-Benz Vision AVTR — Foto: Divulgação

O carro ainda é um protótipo e não tem previsão de chegar ao mercado, alé disso mas é uma forma de a Mercedes-Benz mostrar sua visão para o futuro da mobilidade, que deve ser mais sustentável, inteligente e conectada. O carro também é uma forma de homenagear o filme Avatar, que tem quatro sequências previstas para os próximos oito anos.

1 comment

Post Comment