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Controladores de pressão da Fuel Tech: saiba mais informações

Controladores de pressão da Fuel Tech: saiba mais informações

Se você é um apaixonado por carros turbinados, provavelmente já ouviu falar da Fuel Tech, uma empresa brasileira especializada em equipamentos de alta performance para motores, injeções e ignições programáveis. A Fuel Tech produz diversos produtos que visam melhorar o desempenho, a segurança e a eficiência dos veículos, entre eles os controladores eletrônicos de pressão de turbo, também conhecidos como boost controllers.

Mas o que são esses controladores e como eles funcionam? Neste artigo, vamos explicar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto. Acompanhe!

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O que é um controlador eletrônico de pressão de turbo?

Um controlador eletrônico de pressão de turbo é um dispositivo que permite ajustar a pressão do ar que entra no motor através da turbina, de acordo com a necessidade do condutor. É possível aumentar ou diminuir a potência do motor alterando a quantidade de ar que o turbo comprime.

A válvula de alívio, conhecida como wastegate, controla a pressão do turbo. Ela pode ser mecânica ou eletrônica e tem a função de liberar o excesso de ar não utilizado pelo motor. Isso evita que o turbo gire mais do que o necessário, prevenindo danos ao sistema.

Wastegate eletrônica (Reprodução/FuelTech)

Wastegate eletrônica (Reprodução/FuelTech)

A wastegate mecânica funciona com uma mola que determina a pressão máxima que o turbo pode atingir. Quando essa pressão é alcançada, a mola se comprime e abre a válvula, liberando o ar excedente. A vantagem desse sistema é a simplicidade e a confiabilidade, mas a desvantagem é a limitação de ajuste, pois a pressão depende da mola utilizada.

A wastegate eletrônica, por outro lado, funciona com um atuador elétrico que abre e fecha a válvula de acordo com um sinal enviado pela central eletrônica do motor, ou pela ECU (Engine Control Unit). A vantagem desse sistema é a precisão e a flexibilidade, pois a pressão pode ser ajustada de forma infinita, de acordo com as condições de uso e as preferências do condutor. A desvantagem é a complexidade e o custo, pois requer um sistema eletrônico mais sofisticado.

ECU FT450 SFI da Fuel Tech (Reprodução/Fuel Tech)

ECU FT450 SFI da Fuel Tech (Reprodução/Fuel Tech)

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Quais são os benefícios de um controlador eletrônico de pressão de turbo da Fuel Tech?

Um controlador eletrônico de pressão de turbo oferece diversos benefícios para os veículos turbinados, tais como:

  • Aumento de potência: ao aumentar a pressão de turbo, o motor recebe mais ar e, consequentemente, mais combustível, gerando mais potência e torque. Isso pode ser útil em situações de ultrapassagem, aceleração ou competição.
  • Economia de combustível: ao diminuir a pressão de turbo, o motor recebe menos ar e, consequentemente, menos combustível, gerando menos potência e torque. Isso pode ser útil em situações de trânsito, rodovia ou cidade, onde não é necessário utilizar toda a capacidade do motor.
  • Controle de tração: ao variar a pressão de turbo, é possível controlar a tração do veículo, evitando que as rodas patinem ou percam aderência. Isso pode ser útil em situações de pista molhada, curvas ou arrancadas.
  • Proteção do motor: ao controlar a pressão de turbo, é possível evitar que o motor sofra com excesso ou falta de ar, que, com isso, podem causar superaquecimento, detonação ou perda de rendimento. Isso pode ser útil em situações de altitude, temperatura ou qualidade do ar.

Para escolher o controlador eletrônico de pressão de turbo da Fuel Tech mais adequado para o seu veículo, é importante levar em conta fatores como o tipo de motor, o tipo de turbo, o tipo de wastegate, o tipo de ECU, o objetivo de uso e o orçamento disponível. Para mais informações, consulte o site oficial da Fuel Tech.

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