×

5 curiosidades sobre o mundo automotivo que você não sabia

5 curiosidades sobre o mundo automotivo que você não sabia

O universo automotivo é cheio de fatos interessantes, histórias incríveis e inovações tecnológicas que surpreendem os apaixonados por carros. Nesta matéria, vamos conhecer algumas curiosidades que vão desde o carro mais rodado do mundo até os pneus esféricos revolucionários da Goodyear. Confira!

O carro que rodou quase cinco milhões de quilômetros

Você sabe qual é o carro mais rodado do mundo? Segundo o Guinness Book, o recorde pertence a um Volvo P1800S de 1966, que registrou no hodômetro quase cinco milhões de quilômetros em 2013. Isso equivale a mais de 120 voltas em torno do planeta Terra. O dono do carro, Irv Gordon, faleceu em 2018, e o veículo ficou com seus familiares.

Volvo P1800S de 1966

Volvo P1800S de 1966

A primeira e a mais cara multa de trânsito

A primeira multa automotiva no mundo foi aplicada no condado de Kent, na Inglaterra, em 1896. O infrator, Walter Arnold, dirigia seu Arnold Benz a 12,8 km/h, quatro vezes mais que o limite permitido de 3,2 km/h. Ele pagou 12 centavos de libra pela infração. Já a multa mais cara do mundo foi para um sueco que dirigia seu Mercedes-AMG SLS a 290 km/h em uma estrada suíça, em 2010. Como a Suíça aplica multas de acordo com o patrimônio do infrator, o valor da punição foi de 1,08 milhão de francos suíços (mais de R$ 6,2 milhões, na atual cotação).

Leia também: A história do automóvel: da invenção à revolução

O cinto de segurança para todos

O engenheiro sueco da Volvo, Nils Bohlin, desenvolveu o cinto de segurança de três pontos em 1959, hoje um equipamento obrigatório em todos os veículos de passageiro no mundo. Ele pensou seu design em forma de Y para distribuir a energia de um corpo em movimento durante um acidente. A Volvo, detentora dos direitos do equipamento, abriu a patente para que qualquer montadora do mundo pudesse usufruir do projeto, pois considerava que o invento era de tamanha importância que teria mais valor como forma de salvar vidas do que algo com o qual pudessem obter lucro.

Nils Bohlin com o cinto de segurança de três pontos

Nils Bohlin com o cinto de segurança de três pontos

O carro mais caro do mundo

A Bugatti apresentou o carro mais caro do mundo atualmente, o La Voiture Noire, no Salão de Genebra de 2019. O modelo é uma homenagem ao Type 57 SC Atlantic, um clássico da marca francesa que a Bugatti produziu em apenas quatro unidades na década de 1930. O La Voiture Noire tem um motor W16 de 8.0 litros, que entrega 1.500 cv de potência e 163,2 kgfm de torque. O preço do carro é estimado em 11 milhões de euros (cerca de R$ 67 milhões, na atual cotação).

Bugatti La Voiture Noire no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019

Bugatti La Voiture Noire no Salão Internacional do Automóvel de Genebra 2019

Os pneus esféricos revolucionários da Goodyear

O futuro do setor automotivo é redondo. Em 2016, a Goodyear apresentou um pneu com uma aparência totalmente diferente dos pneus atuais no Salão Automóvel de Genebra: uma esfera. A Goodyear concebeu o pneu, chamado Eagle-360, para os carros autônomos do futuro, que poderiam mover-se em qualquer direção graças à forma esférica dos pneus. O Eagle-360 também teria sensores que se comunicariam com o carro e com outros veículos, além de um sistema de auto-reparação que detectaria e consertaria os danos na superfície. O pneu ainda é um conceito, mas mostra como a tecnologia pode transformar o mundo do motor.

Eagle-360 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

Eagle-360 no Salão Internacional do Automóvel de Genebra

1 comment

Post Comment